EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UMA FERRAMENTA MOTRIZ DE PEDAGOGIA LIBERTÁRIA DECOLONIAL
ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE STATE OFAMAZONAS, A DRIVING TOOL OF DECOLONIALLIBERTARIAN PEDAGOGY
DOI:
https://doi.org/10.56256/yhgrpd35Resumo
Com o fomento da sustentabilidade ao longo dos anos a Amazônia assume novamente um protagonismo similar ao vivenciado no período colonial, de exploração e imposição. De caráter exploratório e reflexivo, este artigo, como pesquisa aplicada, se propõe a elucidar uma epistemologia de resgate, avaliando a atuação de políticas públicas como agente atrator da imperatividade dos saberes amazônicos que foram desclassificados para dar lugar ao pensamento eurocêntrico e à imposição de produção de massa nos anseios do interesse capitalista. A proposta de uma pedagogia libertária decolonial, apesar do cunho anarquista, visa reelaborar a produção do saber de forma a afastar a repressão na produção do conhecimento advinda do modelo eurocentrado imposto no período colonial que por muitas décadas desclassificou toda e qualquer forma de saber que não a desempenhada pelos europeus, cujo pensamento consistia na ideia de quem não era europeu não detinha capacidade para pensar e produzir conhecimento. Celebrar as particularidades da população tradicional de um território tão heterogênico como Estado do Amazonas, difundindo a Educação Ambiental para assegurar as necessidades dessas populações para o presente e para as gerações futuras.
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