EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UMA FERRAMENTA MOTRIZ DE PEDAGOGIA LIBERTÁRIA DECOLONIAL

ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE STATE OFAMAZONAS, A DRIVING TOOL OF DECOLONIALLIBERTARIAN PEDAGOGY

Autores

  • Marcela Sandrini UFAM
  • Raimundo Pereira Pontes Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.56256/yhgrpd35

Resumo

Com o fomento da sustentabilidade ao longo dos anos a Amazônia assume novamente um protagonismo similar ao vivenciado no período colonial, de exploração e imposição. De caráter exploratório e reflexivo, este artigo, como pesquisa aplicada, se propõe a elucidar uma epistemologia de resgate, avaliando a atuação de políticas públicas como agente atrator da imperatividade dos saberes amazônicos que foram desclassificados para dar lugar ao pensamento eurocêntrico e à imposição de produção de massa nos anseios do interesse capitalista. A proposta de uma pedagogia libertária decolonial, apesar do cunho anarquista, visa reelaborar a produção do saber de forma a afastar a repressão na produção do conhecimento advinda do modelo eurocentrado imposto no período colonial que por muitas décadas desclassificou toda e qualquer forma de saber que não a desempenhada pelos europeus,  cujo pensamento consistia na ideia de quem não era europeu não detinha capacidade para pensar e produzir conhecimento. Celebrar as particularidades da população tradicional de um território tão heterogênico como Estado do Amazonas, difundindo a Educação Ambiental para assegurar as necessidades dessas populações para o presente e para as gerações futuras.

Biografia do Autor

  • Raimundo Pereira Pontes Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

    Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Direito pela UFAM. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFAM. Atua no magistério desde 1996. Professor da Universidade Federal do Amazonas, na Graduação e no programa de Mestrado em "Constitucionalismo e Direitos na Amazônia". Docente do Programa de Mestrado em Segurança Pública da Universidade do Estado do Amazonas. Servidor público estadual, presidiu o Conselho Penitenciário do Estado do Amazonas (2013 a 2018). É pesquisador das violações a direitos fundamentais da sociodiversidade na Amazônia, buscando estabelecer o diálogo entre o direito e questões amazônicas, com livros publicados sobre o assunto, dentre os quais: Terceiro Ciclo (1997), História do Amazonas (2011), Logospirataria na Amazônia (2017), Desafios à Segurança Pública no Brasil (2020), Formação Sociocultural da Amazônia Colonial (2021). Coordenou curso de graduação em Direito, em Instituição de Ensino Superior em Manaus-AM (2008-2010). Coordena grupo de pesquisa e publica regularmente artigos em periódicos acadêmicos e eventualmente em veículos de imprensa.

Downloads

Publicado

24-11-2025

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UMA FERRAMENTA MOTRIZ DE PEDAGOGIA LIBERTÁRIA DECOLONIAL: ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE STATE OFAMAZONAS, A DRIVING TOOL OF DECOLONIALLIBERTARIAN PEDAGOGY. (2025). THEMIS: Revista Da Esmec, 23(2), 115-136. https://doi.org/10.56256/yhgrpd35