Fontes de Indexação

     

LATINDEX 

Latindex(Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, inicialmente denominado Índice Latino-americano de Publicações Científicas Seriadas, é um sistema de informação acadêmico, sem fins lucrativos e de consulta gratuita, especializado em periódicos científicos produzidos nos países ibero-americanos, fruto da cooperação entre diferentes instituições de 23 países; oferece também informação acerca de periódicos temáticos sobre a America-latina editados fora da região. 

 

Diadorim - Sistema de Classificação das Revistas

Diretório de informações da política editorial das revistas científicas brasileiras sobre o armazenamento dos artigos nacionais em Repositórios Institucionais de Acesso Aberto. O serviço é oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com o objetivo de auxiliar, com informações, os gestores de RI, os autores e as editoras científicas. Ao cadastrar a política editorial sobre o Acesso Aberto de sua revista os(as) editores(as) tornam mais visíveis a permissão e as condições para o armazenamento dos artigos em Repositório Institucional de Acesso Aberto.

Google Scholar

Google Scholar

O Google Scholar ou Google Acadêmico, como é conhecido aqui no Brasil, é uma plataforma de pesquisa lançada pelo Google em 2004. Explicando de forma bem simples, é um enorme acervo de publicações de conteúdo científico: monografias, teses, citações, artigos, livros e uma infinidade de fontes para referências e leituras acadêmicas.

LivRE

O LivRe é um catálogo de periódicos de livre acesso de todas as áreas do conhecimento.

CapesQualis

O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

O método de análise foi criado para classificar a qualidade dos artigos oriundos da formação stricto sensu e das pesquisas científicas. Como resultado, uma lista com a classificação é disponibilizada e pode ser acessada por quem deseja conhecer os periódicos que apresentam um bom conteúdo.

 

EZB

Elektronische Zeitschriftenbibliothek é um diretório alemão para periódicos científicos,  gerenciado desde 1997 pela biblioteca da Universidade de Regensburg em cooperação com a University Library of Technische Universität München. Atualmente, 657 instituições participam ativamente da Biblioteca de Periódicos Eletrônicos. O EZB também é usado por bibliotecas virtuais de assuntos e serviços de informação. A cooperação entre todas as instituições membros do EZB permite a coleta de dados confiáveis ​​de acesso aos periódicos eletrônicos e a expansão constante do vasto acervo de periódicos de acesso aberto. Devido ao gerenciamento coletivo de dados, as informações do periódico no EZB são de alto padrão e constantemente atualizadas. 

LatinREV

Divulga informações de interesse das equipes editoriais em um espaço colaborativo e participativo. Oferece aconselhamento, formação e atualização sobre questões relacionadas para a sustentabilidade das publicações. Contribui para a identidade científica latino-americana.

ROAD

Directory of Open Access Scholarly Resources, fornece acesso gratuito a um conjunto de registros bibliográficos de acesso aberto, criado pela Rede ISSN. O ROAD está vinculado às ações da Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO) para promover o acesso público aos recursos científicos. O ROAD é um complemento ao GOAP (Global Open Access Portal), desenvolvido pela UNESCO. Este portal apresenta o estado da informação científica em acesso aberto (gratuito e gratuito) em todo o mundo a partir da França.

ZEITSCHRIFTEN DATENBANK

Um  dos maiores bancos de dados do mundo para revistas, séries monográficas e outros seriados de todos os países e em todos os idiomas, a partir da Áustria e Alemanha.


         WORLDCAT.ORG

WorldCat.org é um recurso para localizar materiais exclusivos e confiáveis ​​que muitas vezes você não encontra em nenhum outro lugar, exceto em uma biblioteca. E ao conectar milhares de coleções de bibliotecas em um só lugar, WorldCat.org torna mais fácil para você navegar pelas bibliotecas do mundo a partir de uma caixa de pesquisa fácil. O WorldCat.org é apoiado pela OCLC, uma organização global de bibliotecas sem fins lucrativos que fornece serviços compartilhados de tecnologia, pesquisa original e programas comunitários para que as bibliotecas possam alimentar melhor o aprendizado, a pesquisa e a inovação.

IBICT

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia mantém indexadas publicações seriadas brasieliras e tem por objetivo promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.

 

 CROSSREF

Trata-se de uma associação de editores e instituições que publicam na Internet e que necessitam registrar seu conteúdo através de identificadores únicos (Handle systems) e serviços com metadados e sua interoperabilidade. Conta com diversos serviços de links persistentes e metadados. Apresenta o objetivo e finalidade do CrossRef, e seus principais serviços: é o principal agente do DOI-Digital Object Identifier, Cited-By Linking, CrossCheck.

 

ABEC

Trata-se de uma associação de editores e instituições que publicam na Internet e que necessitam registrar seu conteúdo através de identificadores únicos (Handle systems) e serviços com metadados e sua interoperabilidade. Conta com diversos serviços de links persistentes e metadados. Apresenta o objetivo e finalidade do CrossRef, e seus principais serviços: é o principal agente do DOI-Digital Object Identifier, Cited-By Linking, CrossCheck.

SUMÁRIOS.ORG

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).

Portal de Periódicos Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.

 

Foi criado para reunir material científico de alta qualidade e disponibilizá-lo à comunidade acadêmica brasileira. Assim, o Portal de Periódicos tem o objetivo de reduzir as assimetrias regionais no acesso à informação científica, cobrindo todo o território nacional. É considerado uma iniciativa única no mundo, pois um grande número de instituições acessa o acervo que é inteiramente financiado pelo Governo Federal.

Miguilim

O Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) criada com o intuito de agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontravam dispersas em diferentes plataformas. O Diretório reúne em sua base de dados o cadastro de informações essenciais das políticas editoriais de milhares de revistas científicas brasileiras