MARKETING DE SERVIÇOS CARTORAIS: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO ÚTIL À GOVERNANÇA DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS

MARKETING OF NOTICE SERVICES: A USEFUL MANAGEMENT TOOL FOR THEGOVERNANCE OF EXTRAJUDICIAL SERVICES

Authors

  • Alexander Mota Pinheiro TJCE

DOI:

https://doi.org/10.56256/0ztzcq36

Abstract

Os cartórios são atividades profissionais sem personalidade jurídica, empreendidas por notários e registradores públicos, por delegação do Estado, que constituem serviço público exercido em caráter privado. A proposta do presente trabalho é mostrar que, em que pese a restrição sobre a precificação, a possibilidade de fazer publicidade ou de abrir sucursais, isso não impede a aplicação de diversas ferramentas do Marketing ao mundo dos cartórios, o que pode impactar sobremaneira na segurança jurídica dos serviços prestados à população, por conseguinte, gerando fidelização de clientes e ampliação de receitas. Atendimento diferenciado, adesão a políticas “Environmental, Social and Govenance” (ESG) e de “compliance”, adoção de inovações tecnológicas, e de plataformas digitais, por exemplo, podem favorecer à maior visibilidade, credibilidade e reputação dos cartórios. O marketing estratégico pode auxiliar na diferenciação do produto, que neste caso, é um serviço. De sorte que o Marketing pode e deve fazer parte do dia a dia da atividade notarial.

Author Biography

  • Alexander Mota Pinheiro, TJCE
    Atualmente tabelião e registrador concursado pelo TJCE, desde 2011. Graduação em Direito - Unifor [1998] Pós-graduações - Processo Civil [UECE], Tributário [Unifor], Adm. Pública [Estácio de Sá], Gestão de Negócios [USP]. Advogou de 2000-2003. Foi assessor jurídico de desembargador de 2003-2011. Gab. Des. Arísio Lopes da Costa. Lecionou na FACULDADE CEARENSE de 2007-2017, na URCA de 2017-2019.

Published

2025-11-24

Issue

Section

ARTIGOS CIENTÍFICOS

How to Cite

MARKETING DE SERVIÇOS CARTORAIS: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO ÚTIL À GOVERNANÇA DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS: MARKETING OF NOTICE SERVICES: A USEFUL MANAGEMENT TOOL FOR THEGOVERNANCE OF EXTRAJUDICIAL SERVICES. (2025). THEMIS: Revista Da Esmec, 23(2), 65-88. https://doi.org/10.56256/0ztzcq36