MARKETING DE SERVIÇOS CARTORAIS: UMA FERRAMENTA DE GESTÃO ÚTIL À GOVERNANÇA DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS
MARKETING OF NOTICE SERVICES: A USEFUL MANAGEMENT TOOL FOR THEGOVERNANCE OF EXTRAJUDICIAL SERVICES
DOI:
https://doi.org/10.56256/0ztzcq36Abstract
Os cartórios são atividades profissionais sem personalidade jurídica, empreendidas por notários e registradores públicos, por delegação do Estado, que constituem serviço público exercido em caráter privado. A proposta do presente trabalho é mostrar que, em que pese a restrição sobre a precificação, a possibilidade de fazer publicidade ou de abrir sucursais, isso não impede a aplicação de diversas ferramentas do Marketing ao mundo dos cartórios, o que pode impactar sobremaneira na segurança jurídica dos serviços prestados à população, por conseguinte, gerando fidelização de clientes e ampliação de receitas. Atendimento diferenciado, adesão a políticas “Environmental, Social and Govenance” (ESG) e de “compliance”, adoção de inovações tecnológicas, e de plataformas digitais, por exemplo, podem favorecer à maior visibilidade, credibilidade e reputação dos cartórios. O marketing estratégico pode auxiliar na diferenciação do produto, que neste caso, é um serviço. De sorte que o Marketing pode e deve fazer parte do dia a dia da atividade notarial.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Alexander Mota Pinheiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todos os artigos são publicados sob a licença Creative Commons - Atribuição Não Comercial (CC BY-NC), permitindo que terceiros copiem, distribuam e adaptem o conteúdo, desde que seja dada a devida atribuição ao autor e à revista.
- No caso da licença CC BY-NC, o uso comercial dos artigos não é permitido.










