Histórico do periódico

A Revista Themis existe desde 1997, quando saiu o volume 1, nº 1, na gestão do Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, que fez a apresentação do primeiro número do periódico, numa época em que a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) ainda funcionava nas dependências do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no bairro Cambeba.

Inicialmente, tinha periodicidade semestral e era essencialmente endógena, publicando artigos e decisões de membros da magistratura cearense.

Sempre procurando atender aos critérios de excelência e qualificação constante, a Revista Themis recebeu, a partir do V. 4 n. 2 p. 1-431 jul/dez, 2006 o International Standard Serial Number (ISSN) e passou a perseguir critérios de exogenia e ampliação do acesso aos trabalhos nela publicados, por meio democratização na distribuição da publicação, encaminhada a todas as escolas da magistratura e tribunais do país, além de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, mas sempre na versão impressa (ISSN 1808-6470).

Posteriormente, a revista foi indexada ao Latindex, que é um sistema de informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural que se editam nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, sistema criado em 1995 na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).

A partir da gestão do Desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte (2015/2016), a revista passou a ser editada nas versões impressa e eletrônica, assumindo uma linha editorial definida, tornando-se apta a alcançar uma grande quantidade de leitores pela sua disponibilidade na rede mundial de computadores, o que a torna qualificada para receber artigos de todos os estados do Brasil e mesmo do exterior.