AUTONOMIA E CATEGORIZAÇÃO: CRÍTICA DECOLONIAL PARA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

AUTONOMY AND CATEGORIZATION: DECOLONIALCRITICISM FOR INCLUSION OF PEOPLE WITHDISABILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56256/dgxm8d26

Resumo

O presente artigo trata dos desafios para o reconhecimento da autonomia e a inclusão das pessoas com deficiência a partir da análise do modelo biopsicossocial e do problema da categorização. Serão analisadas as produções legislativas sobre a pessoa com deficiência e a construção do conceito de autonomia, que foi inspirado pelo modelo normativo eurocêntrico. Utilizando dos institutos jurídicos da personalidade e da capacidade, será apresentada a necessidade de reconhecimento de diversidades e da inclusão das pessoas com deficiência. Utilizando a interseccionalidade como método, é possível compreender, a partir da revisão da teoria das capacidades e da crítica às colonialidades, a necessidade do diálogo entre os saberes médicos e saberes jurídicos de forma a romper as barreiras sociais enfrentadas pelas pessoas com deficiência. 

Biografia do Autor

  • Iara Antunes de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Doutora e Mestra em Direito Privado pela PUC Minas. Professora Associada da graduação em Direito e
    do mestrado “Novos Direitos, Novos Sujeitos” na Universidade Federal de Ouro Preto.
    Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e do Projeto de Extensão Direitos da Pessoa
    com Deficiência - DPD/NDH/PROEX/UFOP. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em
    Bioética, Biodireito e Direito Médico - CEBID JUSBIOMED.

  • Natália de Souza Lisbôa , Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Doutora em Direito Internacional pela PUC Minas. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV/ES. Professora Associada I do Departamento de Direito e do Mestrado acadêmico "Novos Direitos, Novos Sujeitos" da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Coordenadora do Mestrado acadêmico "Novos Direitos, Novos Sujeitos" da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “RESSABER – Estudos em Saberes Decoloniais”. Coordenadora dos projetos de extensão "Assessoria JurídicaComunitária" e "Ouvidoria Feminina" do Núcleo de Direitos Humanos da UFOP.

Downloads

Publicado

13-02-2026

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

AUTONOMIA E CATEGORIZAÇÃO: CRÍTICA DECOLONIAL PARA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: AUTONOMY AND CATEGORIZATION: DECOLONIALCRITICISM FOR INCLUSION OF PEOPLE WITHDISABILITIES. (2026). THEMIS: Revista Da Esmec, 24(1), 227-256. https://doi.org/10.56256/dgxm8d26