Sobre a Revista Themis
A Revista Themis, periódico científico oficial Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) publica manuscritos científicos, seguindo a linha editorial "Justiça, Gestão Pública, Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas".
Foco e Escopo
A revista publicará artigos selecionados pelo sistema duplo cego, dentro da linha editorial "Justiça, Gestão Pública, Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas".
Creative Commons
Os conteúdos deste periódico de acesso aberto em versão eletrônica estão licenciados sob os termos de uma Licença Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os artigos submetidos ao periódico são avaliados por pareceristas que desconhecem os autores dos artigos avaliados e vice-versa. Os artigos são enviados a dois pareceristas e, caso seja necessário, a um terceiro, caso subsista indefinição quanto à aprovação para publicação.
Eventualmente, os artigos poderão ser aprovados sob condições e, nesse caso, serão reenviados aos articulistas para que façam as correções ou alterações recomendadas pelos pareceristas.
Somente são publicados os artigos aprovados por, pelo menos, dois pareceristas.
Periodicidade
A revista até o seu volume 8 (2010) tinha periodicidade semestral.
A partir do volume 9 (2011) a revista passou a ter periodicidade anual.
A partir do volume 15 (2017) a revista passou a ter periodicidade semestral novamente.
Sempre foi distribuída gratuitamente, em meio impresso e disponibilizada na página da ESMEC.
A partir do volume 13 (2015), a Revista Themis passou a ser editada na versão eletrônica, adotando a plataforma SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas), sem prejuízo da tiragem das edições impressas, pela Editora do Tribunal de Justiça do Ceará.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento desde 1997, conforme o site da openaccess: https://www.openaccess.nl/en/what-is-open-access
Arquivamento e Preservação Digital
Esta revista está comprometida com a preservação de seu conteúdo digital a longo prazo. Para isso, integra a Rede Cariniana, iniciativa brasileira coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), voltada à preservação digital do patrimônio científico nacional.
A Rede Cariniana utiliza tecnologias reconhecidas internacionalmente, como os sistemas LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) e CLOCKSS (Controlled LOCKSS), que garantem a integridade, autenticidade e acessibilidade contínua dos conteúdos publicados, mesmo diante de falhas técnicas, descontinuidade do serviço ou outras contingências.
Esses sistemas funcionam por meio da replicação descentralizada dos arquivos em múltiplas instituições parceiras, assegurando que o conteúdo da revista esteja preservado de forma segura e confiável ao longo do tempo.
Direitos Autorais e Responsabildade do Autor
Os direitos autorais dos artigos permanecem com os próprios autores, assegurando que a titularidade da criação continue com seus legítimos criadores. Entretanto, ao submeterem seus trabalhos para publicação, os autores autorizam o periódico a divulgar e disponibilizar publicamente o conteúdo.
Cabe ao autor garantir que o material enviado é original, inédito e que não viola direitos autorais de terceiros.