ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA E AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Beatriz de Castro Rosa UNIFOR/UNICHRISTUS
  • Denise Almeida de Andrade Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v22i1.1015

Resumo

Esta pesquisa possui como objetivo analisar como a formação jurídica tem sido orientada no Brasil desde a criação dos primeiros cursos de Direito e como os melhores cursos de Direito, segundo o RUF estão implementando as Diretrizes Curriculares Nacionais, notadamente, quanto as novas tecnologias e a inteligência artificial? Para responder ao questionamento, realizou-se uma análise histórica sobre a base da formação jurídica no Brasil e verificou-se como as competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Direito coadunam com os conhecimentos necessários para o exercício das profissões jurídicas no contexto da contemporaneidade e como o uso inteligência artificial e/ou novas tecnologias tem sido incorporada à formação jurídica. A pesquisa é exploratória e os procedimentos adotados seguem uma abordagem qualitativa. É possível concluir que as instituições de ensino jurídico pesquisadas estão em processo de adequação de suas matrizes curriculares para a implementação das competências e habilidades apontadas nas DCN’s, em especial, quanto às novas tecnologias e a inteligência artificial.

Biografia do Autor

Beatriz de Castro Rosa, UNIFOR/UNICHRISTUS

Doutora e Mestre em Direito Constitucional (Unifor). Curso de Formação e Aperfeiçoamento em Mediation anda Conflict Resolution pela Columbia Law School (NY-EUA).

Denise Almeida de Andrade, Unichristus

Doutora e mestre em Direito Constitucional, Pós Doutora em Direito Político e Econômico. Professora do Mestrado e Graduação da Unichristus. Professora da FGVLaw. Co-coordenadora do grupo de pesquisa Mulheres e Democracia.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS