MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, RETROCESSO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA ARTE

MILITARIZATION OF PUBLIC SCHOOLS, RETROCESSO OF AFFIRMATIVE POLICIES: AN ANALYSIS FROM THE STATE OF ART

Autores/as

  • Cinara Matoso Machado da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Andreia Aparecida Simão Pontificia Universidade Catolica do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7816-6199
  • Mirian Célia Castellain Guebert Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Resumen

Este estudo trata sobre a militarização das escolas públicas e o retrocesso de políticas afirmativas. O objetivo foi identificar e conhecer sobre a discussão da temática da militarização da escola pública, das políticas afirmativas e como este modelo de educação atende o que preconiza a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, subsidiadas pela produção científica, no campo das políticas educacionais. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica, do tipo estado da arte, no sentido de identificar e conhecer a incidência da discussão acerca do tema na produção científica da área de Direitos Humanos e políticas públicas educacionais, no Brasil. Mapeamos a produção científica nos mananciais Capes/MEC e Biblioteca SciELO, no recorte temporal de 2019-2023. Como resultados obtivemos, através do número de trabalhos encontrados e relacionados ao tema, a originalidade da pesquisa pela categoria políticas de ações afirmativas. A pesquisa demonstrou, que os descritores que dialogam com esse estudo, estão sendo pesquisados de forma fragmentada. Confirmamos a hipótese de que a militarização das escolas públicas está relacionada com o retrocesso de políticas afirmativas no Brasil. No entanto, concluímos que as ações afirmativas de promoção da igualdade racial, ressignificam a luta pelo direito à educação no Brasil. Sendo assim, é preciso compreender que ainda temos muito a evoluir, pois notamos a gravidade em que o sujeito não pertencente às condições impostas (preto, pobre e baixa escolaridade), ficará mais suscetível à evasão/expulsão escolar e ao ingresso no sistema carcerário.

Biografía del autor/a

Cinara Matoso Machado da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Direito, Educação Física e Pedagogia, Mestranda em Direitos Humanos e Politicas Publicas PUC/PR e Professora de Ensino Fundamental.

Andreia Aparecida Simão, Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pós doutoranda no Programa de Direitos Humanos e Politicas da Pontificia Universidade Catolica do Paraná. Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Mirian Célia Castellain Guebert, Pontificia Universidade Catolica do Paraná

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção. Docente do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas e da Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Publicado

2025-03-24

Cómo citar

Machado da Silva, C. M., Simão, A. A., & Castellain Guebert, M. C. (2025). MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, RETROCESSO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA ARTE: MILITARIZATION OF PUBLIC SCHOOLS, RETROCESSO OF AFFIRMATIVE POLICIES: AN ANALYSIS FROM THE STATE OF ART. THEMIS: Revista Da Esmec, 22(2), 195–222. Recuperado a partir de https://revistathemis.tjce.jus.br/THEMIS/article/view/1060

Número

Sección

ARTIGOS CIENTÍFICOS