A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DA EMPRESA PARA FINS DE RESPONSABILIZAÇÃO DE DIRIGENTES E ADMINISTRADORES POR DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Luciana Cristina de Souza Faculdades Milton Campos
  • Clara Cordeiro Tupynambá Chaves Faculdades Milton Campos

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v18i2.794

Resumo

O principal objetivo desde artigo é estudar as possibilidades e limites de responsabilização de agentes culpados, direta ou indiretamente, pela prática por danos causados ao meio ambiente. Analisou-se o porquê de o ordenamento jurídico ter se preocupado em atribuir personalidade jurídica às sociedades empresárias, perpassando para a necessidade de equilíbrio entre as atividades por elas desenvolvidas e o desenvolvimento sustentável por meio da preservação ambiental. Ao discorrer sobre o instituto da superação da personalidade jurídica, a presente pesquisa procurou compreender melhor os limites desse instituto, assim como da possibilidade de responsabilização dos sócios. A partir de então, analisou-se a responsabilização de terceiros estranhos à composição societária da personalidade jurídica objeto do pleito de desconsideração. O foco central é a proteção ao meio ambiente. O objetivo deste estudo é demonstrar extensão dos efeitos da desconsideração da personalidade jurídica da empresa para responsabilização dos sócios e administradores pela prática de danos ambientais. A metodologia escolhida foi teórico-documental, valendo-se de técnica dedutiva aplicada à pesquisa exploratória, o qual se justifica pela atualidade do tema.

Biografia do Autor

Luciana Cristina de Souza, Faculdades Milton Campos

Doutora em Direito pela PUC Minas. Professora da Faculdade de Direito Milton Campos

Clara Cordeiro Tupynambá Chaves, Faculdades Milton Campos

Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos

Referências

BRANDÃO, Pedro Rodrigo Cavalcante. Responsabilidade ambiental: análise dos fundamentos e instrumentos jurídicos para coibir lesões ao meio ambiente. Revista Acadêmica Escola Superior do Ministério Público do Ceará, p. 180 -182, 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

BÜHRING, Marcia Andrea (org.). Responsabilidade civil-ambiental 2. Caxias do Sul, RS: Educs, 2019.

CAMPINHO, Sérgio. O direito de empresa à luz do novo Código Civil. 5. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

MARTINS, Marcos Antonio Madeira de Mattos; COSTA, Alexandre Formigoni; MARTINS, Karla Cristina da e Silva de Mattos; ROSINI, Alessandro Marco. Crimes ambientais e sustentabilidade: discussão sobre a responsabilidade penal dos gestores e administradores de empresas. Revista Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 143-158, 2017.

MINAS GERAIS. Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais. Parecer 15.877, de 23 de maio de 2017. Disponível em: http://www.age.mg.gov.br/images/stories/downloads/advogado/Pareceres2017/parecer-15.877.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.

SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Direito Constitucional Ambiental: Constituição, direitos fundamentais e proteção do ambiente. 3. ed. em e-book baseada na 5. ed. impressa. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

SILVA, Rafael Gomes Miranda da; BEZERRA, Tereza Cristina Pereira; GUIMARÃES, Patrícia Borba Vilar. A desconsideração da pessoa jurídica em casos de desastres ambientais: estudo de caso do rompimento da barragem em Mariana/MG.FIDES, Natal, v. 8, n. 1, 2017.

KÖHLER, Graziela de Oliveira. A aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica na responsabilidade civil ambiental. Revista do Curso de Direito da FSG. Caxias do Sul, ano 6, n. 11, p. 127 – 138, 2012.

Downloads

Publicado

19-02-2021

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS