Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista THEMIS: Revista da Esmec?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

*Os(As) interessados(as) em submeter manuscritos a Themis devem fazer o registro no sistema de editoração SEER (http://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS/user/register), indicando os links do currículo na Plataforma Lattes (para autores brasileiros), do CNPq e ORCID.

A revista adota, além das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para referências e citações, aquelas que são peculiares ao próprio periódico e que constam nos seus Editais de Chamada de Trabalhos.

Os textos devem observar as condições para recebimento dos trabalhos científicos que seguem abaixo:

Ineditismo: a Themis publica trabalhos científicos inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites, anais de congressos e/ou seminários, ou outros tipos de publicações).

Envio de trabalhos: somente serão aceitos os trabalhos encaminhados à Coordenação de Editoração da Themis por meio da página eletrônica: <revistathemis.tjce.jus.br>.

Idiomas: os(as) autores(as) podem encaminhar trabalhos redigidos nas línguas: portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Requisitos para o(a) autor(a): o periódico admite trabalhos de autores(as) que possuam a titulação mínima de Bacharel(a), desde que seja assinado em coautoria com possuidor(a) do título de Doutor(a) ou Mestre(a).

Fomento: O(A) autor(a) deve informar ao periódico qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.

FORMA E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os textos científicos que concorrem para publicação nos termos deste edital deverão ser inéditos no Brasil; com extensão de 15 a 20 laudas; em formato Word, extensão “.DOC”, observadas as normas de publicação e os parâmetros de editoração adiante estabelecidos; papel A4, sem identificação da autoria, observando as seguintes regras:

I. Formatação:

  1. Margens superiores e à esquerda em 3 cm e inferiores e à direita em 2 cm;
  2. Fonte Times New Roman;
  3. Espaçamento 1,5 cm entre linhas;
  4. Parágrafos com recuo de 1,5 cm;
  5. Espaçamento entre parágrafos de 6,0 pt;
  6. Título do trabalho: fonte tamanho 14 Caixa Alta Negrito;
  7.  Subtítulos: 12 Caixa baixa Negrito;
  8. Sub-subtítulos: 12 caixa baixa itálico;
  9. Sub-subsubtítulos: 12 Caixa baixa sublinhado;
  10. Não deve haver quebra de página entre títulos e subtítulos;
  11. As páginas não devem ser numeradas.

II. Estrutura:

  1. Título: conciso e sem abreviaturas, no idioma do texto (e subtítulo se houver) em tamanho 14, centralizado, maiúsculo e negrito;
  2. Título: em língua inglesa (e subtítulo se houver), em tamanho 14, itálico, centralizado, maiúsculo e negrito, inserido logo após o título no idioma do texto;
  3. Resumo: a palavra “Resumo” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula, separada do texto por “dois pontos”. O resumo deve conter o máximo de 200 palavras, contendo a seguinte ordem obrigatória: introdução, justificativa, objetivo, descrição da metodologia, resultados e conclusões;
  4. Palavras-chave na língua do artigo: no idioma do texto, separadas do resumo por um caractere; com o termo “Palavras-chave” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula, seguida de no mínimo três e no máximo seis palavras que representem o conteúdo do texto, com a primeira letra maiúscula, separadas por ponto final;
  5. Resumo: o termo “Abstract” em negrito e itálico deve ser separado do texto do resumo por dois pontos. O resumo em inglês deve ser a tradução fiel do resumo na língua do artigo.
  6. Palavras-chaves em língua inglesa: o termo “Keywords” em negrito e itálico, somente com a primeira letra maiúscula, seguida de no mínimo três e no máximo seis palavras que representem o conteúdo do texto, com a primeira letra maiúscula, separadas por ponto final;
  7. O sistema adotado é autor-data-página. Comentários e outras anotações devem constar em notas de rodapé;
  8. Será aceita apenas uma versão do artigo. O(A) autor(a) deve realizar toda revisão que julgar necessária, inclusive metodológica, ortográfica e gramatical, antes da submissão.

III. Ilustrações:

  1. Gráficos, mapas e tabela, desenhos etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando o autor, necessariamente, sua fonte.
  2. As imagens deverão ser encaminhadas em arquivos separados do texto em alta resolução (300 dpi), nos formatos JPG ou PNG.

IV. Citações:

As citações realizadas ao longo do texto devem obedecer ao disposto na NBR 10520 – Informação e Documentação - Citações em documentos – Apresentação/Agosto de 2002 da ABNT e adotar o sistema autor-data (e página, caso exista), segundo o qual se emprega o sobrenome do(a) autor(a) ou o nome da entidade, a data e a(s) página(s) da publicação da qual se retirou o trecho transcrito.

1. Citação indireta ou direta sem o nome do(a) autor(a) expresso no texto: deve apresentar, entre parênteses, a referência autor-data-página (completa).

2. Citação indireta ou direta com o nome do(a) autor(a) expresso no texto: deve apresentar, entre parênteses, o ano e a(s) página(s) da publicação.

Citações com até 3 (três) linhas (língua portuguesa) devem permanecer no corpo do texto, sem recuo ou realce, destacadas por aspas. Caso a citação seja em língua estrangeira deve permanecer no corpo do texto, sem recuo ou realce, destacadas em itálico com aspas. As citações com 4 (quatro) linhas ou mais devem ser separadas do texto com recuo de parágrafo de 4 (quatro) cm, 11 pontos, espaçamento entre linhas simples e texto justificado, sem o uso de aspas. Caso a referida citação esteja em língua estrangeira deve estar em itálico. São aceitas citações literais com até 10 linhas.

Destaques: Os destaques existentes na obra original devem ser reproduzidos de forma idêntica na citação. Caso não haja destaques no original, contudo o(a) autor(a) do artigo deseje ressaltar alguma informação, é possível utilizar-se desse recurso atentando-se às normas seguintes.

1. Destaques no original: após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) no original” entre parênteses.

2. Destaques do(a) autor(a) do artigo: após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) nosso(s) ou grifou-se” entre parênteses.

Notas de rodapé: Deve conter apenas informações complementares e que não podem ser inseridas no texto. Não deve ser muito extensa nem deve conter citações e devem ser formatadas na mesma fonte do artigo, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado.

V. Referências:

Consistem na indicação das fontes utilizadas pelo(a) autor(a), expressamente mencionadas no texto. A indicação das referências deve obedecer ao disposto na NBR 6023 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração (2018) da ABNT. Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética. A distinção de trabalhos diferentes de mesma autoria será feita levando-se em consideração a ordem cronológica, conforme o ano de publicação. Os trabalhos de igual autoria e publicados no mesmo ano serão diferenciados acrescentando uma letra ao final do ano (Ex. 2016-a, 2016-b).

Exemplos:

Livros

CORRÊA DA SILVA, Waldimeiry. Regime internacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018. 376p.

Capítulos de livros

ROTAECHE, Cristina J. Gortazar. Capítulo 8 – La protección juridico internacional de los refugiados. In: La inmigración. Derecho espanol y internacional. Barcelona: Bosch, 1995. pp. 557-608.

Leis

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994. Disponível em:<http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Lei n. 11.106, de 28 de março de 2005. Altera os arts. 148, 215, 216, 226, 227, 231 e acrescenta o artigo 231-A ao Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de março de 2005. 

BRASIL. Código Civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

Súmulas

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº14. Não é admissível, por ato

administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo

público. Disponível em: <http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html>.

Acesso em: 22 maio 2018.

Artigo em meio eletrônico

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf1&actionflip. Acesso em: 12 ago. 2010.

Jurisprudência

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº 181.636-1, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v.10, n.103, p.236-240, mar. 1998.

Revista

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939. ISSN 0034-723X. Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983.

AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro: Ed. FGV, v. 38, n. 9, set. 1984. Edição especial. 

 

Author Guidelines

* Those interested in submitting manuscripts to THEMIS: Esmec Journal must register in the SEER publishing system (http://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/themis/user/register), indicating the links of the curriculum at the Lattes Platform, from CNPq (for brazilian authors) and ORCID.

In addition to the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) norms, the journal adopts references and citations peculiar to the journal and listed in its Call for Papers.

The texts must observe the conditions for receiving the scientific papers that follow below:

Originality: Themis publishes unpublished scientific texts, which have not been published in other media (blogs, websites, conference proceedings and/or seminars, or other types of publications).

Submission of papers: only papers sent to Themis Publishing Coordination through the website: <revistathemis.tjce.jus.br> will be accepted.

Languages: authors can submit papers written in Portuguese, English, French, and Spanish.

Requirements for the author: the journal admits papers by authors who have at least a graduate degree, provided that it is signed in co-authorship with a PHD holder or Master's degree holder.

Promotion: The authors must inform the journal of any financing, research grant, or benefits received, from commercial sources or not, declaring no conflict that could influence the proposed paper.

FORMAT AND PRESENTATION OF PAPERS

Scientific papers competing for publication under the terms of this notice must not yet be published in Brazil; among 15 to 20 pages long; in Word format, extension ".DOC", following the publication rules and the publishing parameters presented below; A4 paper, without identification of the authorship, following the following rules:

I.   Format

1. Top and left margins at 3 cm and bottom and right at 2 cm;

2. Times New Roman font;

3. 1.5 cm spacing between lines;

4. Paragraphs with 1.5 cm indentation;

5. Spacing between paragraphs of 6.0 pt;

6. Title of the work: font size 14 bold uppercase;

7. Subtitles: 12 Bold lowercase;

8. Sub-subtitles: 12 lowercase italics;

9. Sub-subtitles: 12 lowercase underlined;

10. There should be no page break between titles and subtitles;

11. Pages should not be numbered.

II. Structure

1. Title: concise and without abbreviations, in the language of the paper (and subtitle if any), size 14, centred, upper case, and bold;

2. Title: in the English language (and subtitle, if any), in size 14, italic, centred, upper case, and bold, inserted right after the title in the language of the text;

3. Abstract: the word "Abstract" in bold, only with the first letter capitalized, separated from the text by "two points". The abstract must contain a maximum of 200 words, containing the following required order: introduction, justification, objective, description of the methodology, results and conclusions;

4. Keywords in the language of the article: in the language of the text, separated from the abstract by a character; with the term "Keywords" in bold, only with the first capital letter, followed by a minimum of three and a maximum of six words that represent the content of the text, with the first letter capitalized, separated by a period;

5. Abstract: the term "Abstract" in bold and italics must be separated from the text of the abstract by two points. The abstract in English must be a faithful translation of the abstract in the language of the article.

6. Keywords in English: the term "Keywords" in bold and italics, only with the first letter upper case, followed by a minimum of three and a maximum of six words that represent the content of the text, with the first letter capitalized, separated per endpoint;

7. The system adopted is author-data-page. Comments and other notes must appear in footnotes;

8. Only one version of the article will be accepted. Before submission, the author must carry out any review it seems necessary, including methodological, orthographic, and grammatical.

III. Illustrations:

1. Graphs, maps and tables, drawings etc., must be numbered and titled as close as possible to the element they refer to, indicating the author, necessarily, their source.

2. The images must be sent in separate files from the text in high resolution (300 dpi), in JPG or PNG formats.

IV. Citations

Citations made throughout the text must obey the provisions of NBR 10520 - Information and Documentation - Citations in documents - ABNT Presentation / August 2002 and adopt the author-date system (and page, if any), according to which it is used the surname of the author (a) or the name of the entity, the date and the page (s) of the publication from which the transcribed excerpt was removed.

1. Indirect or direct citation without the author's name expressed in the text: it must present, in parentheses, the reference author-date-page (complete).

2. Indirect or direct citation with the author's name expressed in the text: it must present, in parentheses, the year and the page (s) of publication.

Citations with up to 3 (three) lines (Portuguese) must remain in the middle of the text, without indentation or highlighting, highlighted by quotation marks. If the citation is in a foreign language, it must remain in the middle of the text, without indentation or highlighting, highlighted in italics with quotation marks. Citations with 4 (four) lines or more must be placed apart from the text with an indentation of 4 (four) cm paragraph, 11 points, single line spacing, and justified text without using citation marks. If the citation is in a foreign language, it must be in italics. Literal quotations of up to 10 lines are accepted.

Highlights: The original paper's existing highlights must be reproduced identically in the citation. If there are no highlights in the original; however, the author of the article wishes to highlight some information, it is possible to use this resource in compliance with the following rules.

1. Highlights in the original: after transcribing the quotation, use the expression "italics (s) in the original" in parentheses.

2. Highlights of the article's authors: after transcribing the citation, use the expression "our emphasis (s) or emphasis" in parentheses.

Footnotes: Must contain only supplementary information and cannot be inserted in the text. It must not be too long or include citations and must be formatted in the same font as the article, size 10, single line spacing and justified alignment.


V. References:

It consists of the indication of the sources used by the authors, expressly mentioned in the text. The indication of references must comply with the provisions of NBR 6023 - Information and Documentation - References - Elaboration (2018) of ABNT. This item must contain all the necessary data to identify the papers arranged in alphabetical order. According to the year of publication, the distinction of different papers of the same authorship will be made taking into account the chronological order. Papers of equal authorship and published in the same year will be distinguished by adding a letter after the year (Ex. 2016-a, 2016-b).

Examples:

Books

CORRÊA DA SILVA, Waldimeiry. Regime internacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018. 376p.

Book Chapters

ROTAECHE, Cristina J. Gortazar. Capítulo 8 – La protección juridico internacional de los refugiados. In: La inmigración. Derecho espanol y internacional. Barcelona: Bosch, 1995. pp. 557-608.

Laws

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994. Disponível em:<http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jan. 2019.

BRASIL. Lei n. 11.106, de 28 de março de 2005. Altera os arts. 148, 215, 216, 226, 227, 231 e acrescenta o artigo 231-A ao Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de março de 2005. 

BRASIL. Código Civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

Binding Legal Precedents

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº14. Não é admissível, por ato

administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo

público. Disponível em: <http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html>.

Acesso em: 22 maio 2018.

Electronic paper

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironiaZero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

Precedent

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº 181.636-1, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v.10, n.103, p.236-240, mar. 1998.

Journal

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939. ISSN 0034-723X. Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983.

AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro: Ed. FGV, v. 38, n. 9, set. 1984. Edição especial. 


 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e INÉDITA, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor(a)".

    The contribution is original and UNPUBLISHED and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise, explain it in the "Comments to the editor."

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.

    The submission file should be in Microsoft Word.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

    URLs for references were provided when possible.

  4. O texto está com o espaçamento entrelinhas 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto - citada a fonte - e não no final do documento na forma de anexos.

    The text has leading spacing 1,5; uses a 12-point font, employs italics, rather than underlining (except URL addresses). It should also insert figures and tables included in the text – cited the source - and not at the end of the document in the form of attachments.

  5. O texto segue os requisitos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    The text follows the requirements described in Guidelines for Authors on the About the Journal page.

  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    In case of submission to a peer-reviewed section (e.g. articles), the instructions available in Ensuring blind peer review were followed.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.