Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Author Guidelines
*Os(As) interessados(as) em submeter manuscritos a Themis devem fazer o registro no sistema de editoração SEER (http://revistathemis.tjce.jus.br/index.php/THEMIS/user/register), indicando os links do currículo na Plataforma Lattes (para autores brasileiros), do CNPq e ORCID.
A revista adota, além das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para referências e citações, aquelas que são peculiares ao próprio periódico e que constam nos seus Editais de Chamada de Trabalhos. ATENÇÃO: A Revista Themis adota uma política de ciência aberta e acesso integral gratuito aos seus textos. A Revista não cobra nenhum valor dos autores e co-autores dos trabalhos ou de seus leitores.
Os textos devem observar as condições para recebimento dos trabalhos científicos que seguem abaixo:
Ineditismo: a Themis publica trabalhos científicos inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites, anais de congressos e/ou seminários, ou outros tipos de publicações).
Envio de trabalhos: somente serão aceitos os trabalhos encaminhados à Coordenação de Editoração da Themis por meio da página eletrônica: <revistathemis.tjce.jus.br>.
Idiomas: os(as) autores(as) podem encaminhar trabalhos redigidos nas línguas: portuguesa, inglesa, francesa, espanhola e italiana.
Requisitos para o(a) autor(a): o periódico admite trabalhos de autores(as) que possuam a titulação mínima de Bacharel(a), desde que seja assinado em coautoria com possuidor(a) do título de Doutor(a) ou Mestre(a).
Fomento: O(A) autor(a) deve informar ao periódico qualquer financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos, de fonte comercial ou não, declarando não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.
FORMA E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Os textos científicos que concorrem para publicação nos termos deste edital deverão ser inéditos no Brasil; com extensão de 15 a 20 laudas; em formato Word, extensão “.DOC”, observadas as normas de publicação e os parâmetros de editoração adiante estabelecidos; papel A4, sem identificação da autoria, observando as seguintes regras:
I. Formatação:
- Margens superiores e à esquerda em 3 cm e inferiores e à direita em 2 cm;
- Fonte Times New Roman;
- No texto: espaçamento 1,5 cm entre linhas;
- Nas referências: espaçamento simples, 1,0 entre linhas;
- Parágrafos com recuo de 1,5 cm;
- Espaçamento entre parágrafos de 6,0 pt;
- Título do trabalho: fonte tamanho 14 Caixa Alta Negrito;
- Subtítulos: 12 Caixa baixa Negrito;
- Sub-subtítulos: 12 caixa baixa itálico;
- Sub-subsubtítulos: 12 Caixa baixa sublinhado;
- Não deve haver quebra de página entre títulos e subtítulos;
12. As páginas não devem ser numeradas.
II. Estrutura:
- Título: conciso e sem abreviaturas, no idioma do texto (e subtítulo se houver) em tamanho 14, centralizado, maiúsculo e negrito;
- Título: em língua inglesa (e subtítulo se houver), em tamanho 14, itálico, centralizado, maiúsculo e negrito, inserido logo após o título no idioma do texto;
- Resumo: a palavra “Resumo” em negrito, somente com a primeira letra maiúscula, separada do texto por “dois pontos”. O resumo deve conter o mínimo de 100 e o máximo de 250 palavras, contendo a seguinte ordem obrigatória: introdução, justificativa, objetivo(s), descrição da metodologia, resultados e conclusões;
- Palavras-chave: no idioma do texto, separadas do resumo por um caractere; com o termo “Palavras-chave” em negrito, seguida de no mínimo três e no máximo seis palavras que representem o conteúdo do texto, grafadas em letra minúscula, com exceção de nomes próprios, e separadas por dois-pontos;
- Resumo: o termo “Abstract” em negrito e itálico deve ser separado do texto do resumo por dois pontos. O resumo em inglês deve ser a tradução fiel do resumo na língua do artigo.
- Palavras-chaves em língua inglesa: o termo “Keywords” em negrito e itálico, seguida de no mínimo três e no máximo seis palavras que representem o conteúdo do texto, grafadas em letra minúscula, com exceção de nomes próprios, e separadas por dois-pontos;
- O sistema adotado é autor-data-página. Comentários e outras anotações devem constar em notas de rodapé;
- Será aceita apenas uma versão do artigo. O(A) autor(a) deve realizar toda revisão que julgar necessária, inclusive metodológica, ortográfica e gramatical, antes da submissão.
III. Ilustrações:
- Gráficos, mapas e tabela, desenhos etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando o autor, necessariamente, sua fonte.
- As imagens deverão ser encaminhadas em arquivos separados do texto em alta resolução (300 dpi), nos formatos JPG ou PNG.
IV. Citações:
As citações realizadas ao longo do texto devem obedecer ao disposto na NBR 10520 – Informação e Documentação - Citações em documentos – Apresentação/Agosto de 2002 da ABNT e adotar o sistema autor-data (e página, caso exista), segundo o qual se emprega o sobrenome do(a) autor(a) ou o nome da entidade, a data e a(s) página(s) da publicação da qual se retirou o trecho transcrito.
1. Citação indireta ou direta sem o nome do(a) autor(a) expresso no texto: deve apresentar, entre parênteses, a referência autor-data-página (completa).
2. Citação indireta ou direta com o nome do(a) autor(a) expresso no texto: deve apresentar, entre parênteses, o ano e a(s) página(s) da publicação.
Citações com até 3 (três) linhas (língua portuguesa) devem permanecer no corpo do texto, sem recuo ou realce, destacadas por aspas. Caso a citação seja em língua estrangeira deve permanecer no corpo do texto, sem recuo ou realce, destacadas em itálico com aspas. As citações com 4 (quatro) linhas ou mais devem ser separadas do texto com recuo de parágrafo de 4 (quatro) cm, 11 pontos, espaçamento entre linhas simples e texto justificado, sem o uso de aspas. Caso a referida citação esteja em língua estrangeira deve estar em itálico. São aceitas citações literais com até 10 linhas.
Destaques: Os destaques existentes na obra original devem ser reproduzidos de forma idêntica na citação. Caso não haja destaques no original, contudo o(a) autor(a) do artigo deseje ressaltar alguma informação, é possível utilizar-se desse recurso atentando-se às normas seguintes.
1. Destaques no original: após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) no original” entre parênteses.
2. Destaques do(a) autor(a) do artigo: após a transcrição da citação, empregar a expressão “grifo(s) nosso(s) ou grifou-se” entre parênteses.
Notas de rodapé: Deve conter apenas informações complementares e que não podem ser inseridas no texto. Não deve ser muito extensa nem deve conter citações e devem ser formatadas na mesma fonte do artigo, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado.
V. Referências:
Consistem na indicação das fontes utilizadas pelo(a) autor(a), expressamente mencionadas no texto. A indicação das referências deve obedecer ao disposto na NBR 6023 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração (2018) da ABNT. Esse item deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética. A distinção de trabalhos diferentes de mesma autoria será feita levando-se em consideração a ordem cronológica, conforme o ano de publicação. Os trabalhos de igual autoria e publicados no mesmo ano serão diferenciados acrescentando uma letra ao final do ano (Ex. 2016-a, 2016-b). As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
Exemplos
Livros
CORRÊA DA SILVA, Waldimeiry. Regime internacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018. p. 370-376.
Capítulos de livros
ROTAECHE, Cristina J. Gortazar. La protección juridico internacional de los refugiados. In: La inmigración. Derecho espanol y internacional. Barcelona: Bosch, 1995. p. 557-608.
Leis
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 1.886, de 30 de dezembro de 1994. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 16 jan. 2019.
BRASIL. Lei n. 11.106, de 28 de março de 2005. Altera os arts. 148, 215, 216, 226, 227, 231 e acrescenta o artigo 231-A ao Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 29 de março de 2005.
BRASIL. Código Civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
Súmulas
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº14. Não é admissível, por ato administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html. Acesso em: 22 maio 2018.
Artigo em meio eletrônico
VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf1&actionflip. Acesso em: 12 ago. 2010.
Jurisprudência
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº 181.636-1, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v.10, n.103, p.236-240, mar. 1998.
Revista
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939. ISSN 0034-723X. Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983.
AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica. Rio de Janeiro: Ed. FGV, v. 38, n. 9, set. 1984. Edição especial.
Volume 9
Política padrão de seçãoVolume 11 (2013)
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.