“ÚRSULA”: POSSÍVEIS CONTRIBUTOS PARA O ENFRENTAMENTO DA VISÃO CONSOLIDADA DE "ESCRAVIDÃO BENIGNA" E DOS SEUS CONSECTÁRIOS PARA O BRASIL NO TEMPO PRESENTE

Autores

  • Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
  • Victor Hugo Agapito UFG (Universidade Federal de Goiás)

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v17i2.733

Resumo

Úrsula, obra de autoria de Maria Firmina dos Reis, publicada na então província do Maranhão, em 1859, foi o primeiro romance abolicionista escrito por uma mulher nordestina negra no Brasil. Não apenas isso: foi, igualmente, a primeira obra brasileira responsável por garantir voz às vítimas da escravidão e às suas dores – individuais e coletivas. A despeito da sua relevância histórica e social, Úrsula permaneceu no ostracismo até 1962, quando foi redescoberta pelo bibliógrafo Horácio de Almeida. O artigo assume como objetivo central analisar, por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental, os possíveis contributos de Úrsula para uma viragem epistemológica sobre a ideia da “escravidão benigna” e os seus consectários para o Brasil. Nesse sentido, o primeiro tópico apresenta um contexto conceitual e histórico da obra. Já o segundo, comenta sobre as inovações decorrentes de Úrsula, com destaque para o reconhecimento das vozes costumeiramente subalternizadas pelo sistema escravocrata, trazendo relevo às suas dores – individuais e coletivas, sobretudo, no que concerne às mulheres. Por derradeiro, o terceiro discute o possível contributo de Úrsula para uma nova perspectiva em torno da escravidão no Brasil, assim como sobre as vis permanências do nosso passado escravocrata no tempo presente.  

Biografia do Autor

Isabelle Maria Campos Vasconcelos Chehab, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Pós-doutoranda e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG). Bolsista PNPD/CAPES. Doutora e Mestra em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (CMA/GO). Advogada. E-mail: ivchehab@gmail.com.

Victor Hugo Agapito, UFG (Universidade Federal de Goiás)

Mestrando em Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG). Pós-graduando em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Goiás - Uni Anhanguera Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera. Advogado. E-mail: victorklavier@hotmail.com

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Nordestino uma invenção do falo. Uma história do gênero masculino (Nordeste – 1920/1940). Maceió: Edições Catavento, 2003.

CASARA, Rubens R R. Estado pós-democrático: neo-obscurantismo e gestão dos indesejáveis. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

GOMES, Paulo. Brasil registra mais de 180 estupros por dia; número é o maior desde 2009. Folha de São Paulo. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/09/brasil-registra-mais-de-180-estupros-por-dia-numero-e-o-maior-desde-2009.shtml>. Acesso em: 20 set. 2019.

GRAHAM, Sandra L. Caetana diz não: histórias de mulheres da sociedade escravista brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11a. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2011.

NASCIMENTO, Juliano Carrupt do. O negro e a mulher em Úrsula de Maria Firmina dos Reis. Rio de Janeiro: Caetés, 2009.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

REZZUTTI, Paulo. Mulheres do Brasil: A história não contada. Rio de Janeiro: Leya, 2018.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Justificando, 2017.

RIBEIRO, Stephanie. Feminismo: um caminho longo à frente. In: GALLEGO, Esther Solano (Org.). O ódio como política – a reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Apresentação e Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Downloads

Publicado

29-11-2019

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS