CRIME E JUSTIÇA: A PRÁTICA SOCIAL NA PROVÍNCIA DO CEARÁ, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v15i1.543

Resumo

A partir do estudo de caso de um homicídio ocorrido no ano de 1877, na Província do Ceará, o artigo discute as noções de justiça e de criminalidade como construções sociais e políticas. Ao utilizar fonte documental histórica, propõe um diálogo entre a História e o Direito e busca entender como operavam os agentes do Estado e as diversas classes sociais diante de suas demandas.  O exercício da justiça era uma prática social, mediado pelas leis e pela capacidade de interlocução que as pessoas podiam ter. Nos espaços institucionais do poder, os indivíduos procuravam nas ambivalências do significado que a justiça e o direito tinham para cada um, a resolução dos conflitos, ou decidiam lutar pelo que entendiam como um direito, na busca por reparações que consideravam legítimas.    

 Palavras-chave: História, Direito, Justiça, Ceará, Brasil Império.   

Biografia do Autor

Darlan de Oliveira Reis Junior, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestre pela Universidade Severino Sombra (USS).

Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Departamento de História. 

Líder do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente - NEHSA, cadastrado no CNPq e certificado pela instituição.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, questão agrária, escravidão e conflitos sociais.

 

Link para o Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0817519690653905

Referências

COSER, Ivo. Visconde do Uruguai – centralização e federalismo no Brasil, 1823-1866. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2008.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. – 3ª ed. rev. São Paulo: Globo, 2001.

GUIMARÃES, Alberto Passos. As classes perigosas: banditismo urbano e rural. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MARTINS, Eduardo. A invenção da vadiagem: os termos de bem viver e a sociedade disciplinar no Império do Brasil. Curitiba, PR: CRV, 2011.

MENDES, Regina Lúcia Teixeira. A invenção do inquérito policial brasileiro em uma perspectiva comparada. Revista da SJRJ. Rio de Janeiro, n.22, p. 147-169, 2008. Disponível em: <http://www4.jfrj.jus.br/seer/index.php/revista_sjrj/article/view/95>. Acesso em janeiro de 2012.

SANTOS, Marta S. Honra, Terra e Violência: O mundo dos homens pobres livres do sertão cearense do século XIX. Trajetos. Revista do Programa de Pós-Graduação em História Social e do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará. – vol. 6, n. 11 (jun. 2008). – Fortaleza: Departamento de História da UFC, 2008.

THOMPSON, Edward P. Senhores e caçadores: a origem da lei negra. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Publicado

30-09-2017

Edição

Seção

ARTIGOS