CONSTRUCIONISMO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA VISÃO CRÍTICA DAS CONCEPÇÕES DE PAPERT SOBRE O USO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.56256/themis.v10i0.87Abstract
O artigo faz, inicialmente, uma abordagem sobre as diferenças entre construtivismo, instrucionismo e construcionismo, procurando ressaltar a visão de Seymour Papert sobre a importância da utilização de computadores no aprendizado das crianças, ainda nos primeiros anos de vida, bem como suas críticas à utilização das tecnologias da informação na escola. Traz a visão de educadores que concordam com Papert em alguns pontos de vista, mas discordam da supervalorização que o autor de A Máquina das Crianças faz da aprendizagem no ambiente familiar, ou não-escolar, onde a criança teria mais proveito interagindo com a máquina e criando seus micromundos de aprendizagem, do que presa a currículos escolares e salas de aula improdutivas. O trabalho traz, por fim, algumas abordagens de estudiosos da educação sobre o futuro da escola, num mundo cada vez mais dominado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
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