PARA ALÉM DOS VIESES COGNITIVOS: A INFLUÊNCIA DO RUÍDO NA QUALIDADE DOS JULGAMENTOS

Autores

  • Dierle Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Otávio Morato de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v21i2.989

Resumo

Este trabalho explora o conceito de ruído (noise) na Economia Comportamental, investigando as variações aleatórias e indesejáveis na tomada de decisão. O ruído é uma área relativamente nova e pouco estudada até o momento, mas tem recebido crescente destaque à medida em que pesquisas vêm demonstrando suas repercussões na tomada de decisão. Foi aplicada uma abordagem indutiva, exploratória e qualitativa. Conclui-se que um melhor entendimento do ruído pode auxiliar as organizações a reduzir a variabilidade nos julgamentos.

Biografia do Autor

Dierle Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Universitá degli Studi di Roma “La Sapienza”. Mestre em Direito Processual pela PUC Minas. Professor permanente do PPGD da PUC Minas. Professor Adjunto na PUC Minas e na UFMG. Secretário Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro da Internacional Association Procedural Law, do Instituto Iberoamericano de derecho procesal e do Instituto Panamericano de Derecho Procesal. Diretor Executivo do Instituto de Direito Processual – IDPro. Membro da Comissão de juristas que assessorou no Código de Processo Civil de 2015 na Câmara dos Deputados. Membro honorário da Associação Iberoamericana de Direito e Inteligência Artificial Diretor do Instituto Direito e Inteligência Artificial – IDEA. Presidente da Comissão de IA no Direito da OAB/MG. Advogado.

Otávio Morato de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Direito (Université Libre de Bruxelles / Universidade Federal de Minas Gerais). Mestre em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais). Pós-graduado em Direito Civil (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Bacharel em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais), Administração (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e Contabilidade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). É Editor-Chefe da Revista do CAAP.

Downloads

Publicado

22-02-2024

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS