A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL COMO DISCIPLINA AUTÔNOMA E OBRIGATÓRIA NOS CURRICULOS ESCOLARES

Autores

  • Maralice Cunha Verciano UNIVERSITÀ DEL SALENTO - CENTRO DI RICERCA EUROAMERICANO SULLE POLITICHE COSTITUZIONALE

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v20i2.971

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise crítica da forma que a Educação Ambiental vem sendo proposta nas várias recomendações resultantes das conferências internacionais realizadas por organismos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) desde o início da década de 70, bem como sugerir que ela seja implementada desde as séries iniciais até o Ensino Superior, como disciplina autônoma e obrigatória, mas não fragmentada. O fundamento para tal proposta se dá em virtude de a Educação Ambiental vir sempre mencionada como uma educação que deve ser inserida nos currículos escolares de forma interdisciplinar e/ou transversal. Além disso, o artigo traz à tona a viabilidade da Educação Ambiental ter por premissa a inserção da alfabetização ecológica nos Planos Nacionais Curriculares (PCNs), numa perspectiva da Pedagogia da Terra ou Eco Pedagogia (GADOTTI, 2001), que atue como um mover pedagógico que aborde o tema 'educar ambientalmente' a partir de uma revisão curricular na qual o processo educativo adote o compromisso de propiciar uma nova visão de mundo para que a Educação Ambiental ultrapasse os muros da escola, assumindo o papel de movimento social e político que oportunize a tomada de consciência do indivíduo quanto a disfuncionalidade humana movida pelo consumo exacerbado que provoca o desequilíbrio ecológico e a incapacidade de regeneração dos recursos naturais do planeta na mesma proporção da degradação ambiental. A partir da reflexão baseada no percurso histórico da menção da Educação Ambiental nos documentos internacionais, com a utilização de metodologia qualitativa explicativa e a revisão de literatura, este texto tem o escopo de propor a Educação Ambiental dentro de uma nova perspectiva, na qual ela possa abandonar a ultrapassada e restritiva visão das recomendações internacionais e da recepção pelo legislador brasileiro que a vem defendendo insistentemente sob a ótica interdisciplinar e/ou transversal, e que, muitas vezes, no afã de atender tais recomendações, acaba por promover, até, possíveis conflitos de normas no ordenamento jurídico brasileiro.

Biografia do Autor

Maralice Cunha Verciano, UNIVERSITÀ DEL SALENTO - CENTRO DI RICERCA EUROAMERICANO SULLE POLITICHE COSTITUZIONALE

Ph.D. em Direito Comparado e Processos de Integração pela Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli - Caserta - Itália, Bacharela em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2017), com experiência na área de Direito e Educação. Doutoranda em Direito Comparado e Processos de Integração na Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli. Diretora Adjunta da Presidência Nacional para relações internacionais da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Componente do Núcleo de Recursos Naturais e Ambiente do Centro de Direito Público da Universidade de Agostinho Neto. Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ - Componente efetiva do Centro Didático Euroamericano sobre Políticas Constitucionais (CEDEUAM) na qualidade de responsável pela área de pesquisa em Direito à Educação e para a formação em Língua Portuguesa desde 2016. Pesquisadora visitante no CEDEUAM com pesquisas realizadas sobre 'A escola e a educação como pilares do Estado Democrático de Direito' em 2016. Possui título de reconhecimento como Especialista em Análises Constitucionais das democracias em 2018 (CEDEUAM & CLACSO). Membra Associada da Associação "Sulle Regole" dirigida por Gherardo Colombo, em que desenvolve pesquisa monográfica sobre o tema da educação constitucional e da legalidade (Milão, Itália). Membra do Albo de Tradutores do Centro di Studi Sull'America Latina da Università di Bologna(Bologna, Itália). Integrante do Centro de Estudo sobre a América Latina do Departamento de Ciência Política e Social da Universidade de Bolonha "Alma Mater" (Italia), Participa del Grupo Transdisciplinario de Estudios e Investigaciones Interinstitucionales (GTeia) – Universidad Federal del Estado de Ceará (UFC).

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Publicado

07-07-2023

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS