HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DA CLASSE DOS TRABALHADORES RURAIS NO BRASIL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO REPRESENTATES DO CAMPESINATO NA LUTA POR DIREITOS

Autores

  • cristiano moraes de lemos UFG
  • Dr. Adegmar José Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v21i1.962

Resumo

O artigo ora escrito tem por objetivo apresentar, através do método de levantamento bibliográfico, de que forma se deu a formação da classe dos trabalhadores rurais no Brasil valendo-se da análise da questão fundiária brasileira, desde o período colonial até a consolidação da classe trabalhadora rural do Brasil no século XX. Investiga a formação do campesinato brasileiro por períodos históricos, traçando-se uma linha do tempo que aborda a análise da questão agrária brasileira, considerando o período colonial até a edição da Lei de Terras, passando pela formação do campesinato, desde a Lei de Terras até o fim da escravidão, no afã de compreender os movimentos sociais que surgem como  representantes do campesinato brasileiro.

Biografia do Autor

cristiano moraes de lemos, UFG

Possui graduação em Direito pela PUC GO (2004). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal. Pós Graduação Lato Sensu em Direito do Estado (2011). Professor de direito penal e direito processual, penal e constitucional na graduação da Escola Superior Associada de Goiânia - ESUP, Membro e 1º Secretário do Comitê Estadual de Combate à Tortura em Goiás, Advogado, Mestrando em Direito no PPGDA/UFG.

Downloads

Publicado

29-11-2023

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS