"DORMINDO COM O INIMIGO": A SUBNOTIFICAÇÃO DO ESTUPRO CONJUGAL NOS FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO

UNDERREPORTING OF MARRIAGE RAPE ON RISK ASSESSMENT FORMS

Autores

  • Tais de Paula Scheer Tribunal de Justiça do Paraná http://orcid.org/0000-0003-0712-0606
  • Adriana Ramos de Mello Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
  • Bruna Tafarelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v20i2.936

Resumo

O estupro é a mais grave violência contra a dignidade sexual, incentivada por estereótipos de papéis sexuais e a posição social da mulher. O estupro conjugal carrega ainda a imensa dificuldade em denunciar o crime que ocorre no recôndito do lar, imerso em relacionamento afetivo e uma mistura de sentimentos antagônicos. O objetivo do estudo é avaliar se a incidência de relação sexual sem consentimento entre mulheres que requereram medida protetiva de urgência é compatível com a estimativa de subnotificação do estupro conjugal. A metodologia empregada foi a pesquisa empírica documental para levantamento quantitativo dos dados, no período de 01/01/2021 a 31/12/2021, dos formulários de avaliação de risco anexos aos pedidos de medidas protetivas online da capital Campo Grande do Estado do Mato Grosso do Sul em cotejo com as normativas nacionais e internacionais sobre o tema pela perspectiva feminista do Direito. A pesquisa pretende lançar luzes sobre o estupro conjugal, que exige maior conscientização das mulheres e o aperfeiçoamento do sistema de justiça criminal pela perspectiva de gênero.

Biografia do Autor

Tais de Paula Scheer, Tribunal de Justiça do Paraná

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola Nacional de Formação de Magistrados ENFAM. Especialista em Direito Aplicado. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná desde 2012. Integrante da CEVID gestão 2021/2022.

Adriana Ramos de Mello, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Doutora em Direito Público e Filosofia Juridicopolítica pela Universidade Autônoma de Barcelona, docente e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola Nacional de Formação de Magistrados, Juíza de Direito TJRJ

Bruna Tafarelo, Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul

Mestranda em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Integrante do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça" (GEPDI 11), da ENFAM. Especialista latu sensu em Direito Tributário e Direito Processual Civil. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

07-07-2023

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS