A EXIGUIDADE DO MANDATO NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS E SUA RELAÇÃO COM A DESCONTINUIDADE ADMINISTRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v21i1.892

Resumo

O presente trabalho enfoca a exiguidade do mandato presidencial nos tribunais brasileiros. A partir de extratos teóricos que tratam da descontinuidade administrativa, a hipótese levantada é de que um dos fatores que contribui para a ineficiência de programas e mudanças estruturantes é a alternância na chefia do poder judiciário a cada período bienal. A necessidade da assimilação de uma cultura estratégica que perpasse gestão após gestão e que extraia dos recursos formados na alta hierarquia os melhores resultados, sem perda da memória administrativa, é uma consequência possível do alargamento dos mandatos das mesas diretoras das cortes de justiça, como fio condutor de um cenário de maior eficiência e racionalidade aplicadas ao judiciário.

Palavras-chave: Mandato; Biênio; Descontinuidade; Planejamento estratégico.

 

Biografia do Autor

Kyev Moura Maia, Faculdade Católica da Paraíba

Assessor da Vara de Feitos Especiais de Campina Grande. Mestre em Ciência Política (2020) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Docência em Ensino Superior (2017) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC). Pós-graduado em Direito Constitucional (2018) pela Faculdade CERS/ Estácio de Sá. Graduado em Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras -FAFIC (2016). Professor do curso de Direito na FAFIC e professor substituto na UFCG.

Leonardo Sousa de Paiva Oliveira, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Especialização em Gestão Jurisdicional de Meios e Fins pelo Centro Universitário de João Pessoa - PB. Atualmente é Juiz de Direito - Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e mestrando da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM.

Referências

AROSEMENA, A.A.B. Descontinuidade administrativa e cultura organizacional: o caso da Autoridade Portuária Nacional do Panamá. Dissertação Mestrado. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1990.

BRESSER PEREIRA, L.C. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova Revista de Cultura e Política, v. 45, p. 49/95, 1998.

CHIAVENATO, I. Planejamento estratégico. Elsevier Brasil, f. 207, 2003.

COELHO, B. Citação direta: diferença entre citação curta e citação longa nas normas da ABNT. Blog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/citacao-direta-curta-longa/. Acesso em: 10 mai. 2021.

COELHO, B. Conclusão de trabalho: um guia completo de como fazer em 5 passos. Blog Mettzer. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://blog.mettzer.com/conclusao-de-trabalho/. Acesso em: 10 mai. 2021.

COELHO, B. Introdução:: aprenda como fazer para seu trabalho acadêmico. Blog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/introducao-tcc/. Acesso em: 10 mai. 2021.

DANTAS, A. M. Planejamento, gestão estratégica e o novo poder judiciário: instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social. UNIFACS, Salvador, v. 113, 2009.

DARÓS, V. Possibilidade de planejamento estratégico situacional no tribunal regional federal da 4a região. Caderno de Administração da Justiça, v. Modulo VI, 2009.

DMITRUK, H. B. (Org.). Cadernos metodológicos: diretrizes da metodologia científica. 5. ed. Chapecó: Argos, 2001.

ESTEVAM, D. O. A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. In: II SEMINÁRIO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. 2010. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/view/1390/0. Acesso em: 14 jul. 2021.

FALCÃO, J. O supremo. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2015.

FGV, Fundação Getúlio Vargas. NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO. Continuidade e descontinuidade administrativa: uma análise de fatores que contribuem para a manutenção de programas, projetos e atividades públicas de êxito em governos locais brasileiro. . 2001. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/publicacoes/Rel%2060-2001.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

HENZ, A. (IN) Segurança Pública: A descontinuidade de políticas públicas. In: XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea. 2018.

KERN, R. A. Perspectivas sobre o planejamento estratégico no âmbito da Administração da Justiça . Revista de Doutrina da 4a Região, n. 41, 29 abril 2011.

MARTINS, E. Artigo acadêmico: importância, como escrever e formatação na ABNT. Blog Mettzer. Florianópolis. Disponível em: https://blog.mettzer.com/artigo-academico/. Acesso em: 16 jul. 2021.

MENDES, G. Entrevista. Caderno FGV Projetos, v. 12, maio/junho 2010.

MENDONÇA, E. F. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no brasil. Educação & Sociedade, v. 75, Agosto 2001.

MIRANDA, A. Políticas e planejamento de sistemas de informação no Brasil:: um caminho tortuoso. In: CINFORM - ENCONTRO NACIONAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Salvador. 2004.

MOTTA, P. Revendo estrategicamente as organizações do Poder Judiciário:: uma perspectiva gerencial. Caderno FGV Projetos, v. 12, n. Ano5, Maio/Junho 2010.

NG, G. Y. A Discipline of Judicial Governance?. Utrecht Law Review, v. 7, n. n. 1, p. 102-116, Jan 2011.

NIEBUHR J. M. O planejamento das licitações públicas de obras promovidas pelo poder judiciário em conformidade com a Resolução n.º 114/10 do Conselho Nacional de Justiça. Zênite, v. 18, n. 208, p. 563–565, jun. 2011

NOGUEIRA, F. A. Continuidade e Descontinuidade Administrativa em Governos Locais:: Fatores que sustentam a ação pública ao longo dos anos. São Paulo, 2006. Dissertação (Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

PARAÍBA. Tribunal de Justiça do Estado da. Relatório em Revista. João Pessoa – Relatório, 2016.

PARAÍBA. Tribunal de Justiça do Estado da. Transparência e tecnologia. João Pessoa – Relatório, 2018.

PARAÍBA. Tribunal de Justiça do Estado da. Justiça Virtual. João Pessoa – Relatório, 2020.

PROTÁSIO, G. Gestão da Segurança Pública no Brasil: vetores de análise e dimensões de gestão de Projetos Interorganizacionais de longo prazo, para a elaboração de indicadores estratégicos. Belo Horizonte, 2009. Monografia - Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

SANTA CATARINA. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA CATARINA. Ricardo Roesler assume o TJ: "devemos pensar o judiciário para as próximas décadas". "Devemos pensar o Judiciário para as próximas décadas". 2020. Disponível em: https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/ricardo-roesler-assume-o-tj-devemos-pensar-o-judiciario-para-as-proximas-decadas-. Acesso em: 13 jul. 2021.

SECCHI, L. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções São Paulo: Cengage Learning, 2018.

Downloads

Publicado

29-11-2023

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS