A RESSUSCITAÇÃO DIGITAL COMO MODELAGEM DE CORPOS? DOS CORPOS FABRIS AOS CORPOS TECNOLÓGICOS

Autores

  • Jeferson Jaques Ferreira Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG
  • Maria de Fátima Freire de Sá Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v21i2.1003

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar se a ressuscitação digital pode ser considerada como uma das formas de modelagem de corpos. A Revolução Industrial foi responsável por modificar profundamente noções como propriedade, produto, consumo, etc. Com o avanço da revolução industrial, foi necessário criar mecanismos que disciplinassem o ser humano, de modo que este pudesse ser uma peça fundamental na engrenagem produtiva. Assim, Michel Foucault cunhou o termo biopoder, que culminava em um poder que organizava sistematicamente a vida; percebeu-se que este poder não ficou estanque na história, podendo ser compreendido atualmente como um biopoder cibernético que ajuda a relançar no mercado os chamados corpos eletrônicos. Concluiu-se que a ressuscitação digital parece ser mais uma das modelagens impostas ao corpo com o objetivo de se atender aos anseios do moderno capitalismo. O método de abordagem utilizado para a elaboração do trabalho foi o hipotético-dedutivo, enquanto o método de procedimento foi o bibliográfico, através da análise de livros, notícias e artigos científicos.

Biografia do Autor

Jeferson Jaques Ferreira Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Mestrando em Direito Privado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista PUC/MG. Pós- Graduando em Direito Privado, Tecnologia e Inovação pela EBRADI. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Advogado.

Maria de Fátima Freire de Sá, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Doutora (UFMG) e Mestre (PUC MINAS) em Direito. Professora do curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da PUC Minas. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Médico e Bioética do IEC/PUC Minas e da PUC Minas Virtual. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Rede CEBID JUSBIOMED.

Downloads

Publicado

22-02-2024

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS