Histórico do periódico
A Revista Themis existe desde 1997, quando foi publicado o volume 1, n.º 1, durante a gestão do Desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, que fez a apresentação do primeiro número do periódico, numa época em que a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC) ainda funcionava nas dependências do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no bairro Cambeba.
Inicialmente, tinha periodicidade semestral e era essencialmente endógena, publicando artigos e decisões de membros da magistratura cearense.
Sempre buscando atender a critérios de excelência e constante aprimoramento, a Revista Themis passou a contar, a partir do v. 4, n. 2, p. 1-431, jul./dez. de 2006, com o Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN) e passou a seguir critérios de exogenia e de ampliação do acesso aos trabalhos publicados, promovendo a democratização da distribuição da publicação, que passou a ser enviada a todas as escolas da magistratura e tribunais do país, além de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, ainda que exclusivamente em sua versão impressa (ISSN 1808-6470).
Posteriormente, a revista foi indexada no Latindex, um sistema de informação sobre revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Esse sistema foi criado em 1995, na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
A partir da gestão do Desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte (2015/2016), a revista passou a ser editada em versões impressa e eletrônica, adotando uma linha editorial definida, tornando-se apta a alcançar um grande número de leitores graças à sua disponibilidade na rede mundial de computadores, o que a qualifica para receber artigos de todos os estados do Brasil e também do exterior.