A DIDÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO JURÍDICO

Autores

  • Flávia Aguiar Cabral Furtado Pinto

DOI:

https://doi.org/10.56256/themis.v15i2.570

Resumo

A Didática jamais foi reconhecida pelos professores universitários da área jurídica como deveria. O formalismo e o tradicionalismo das aulas de Direito sempre prevaleceram, reforçados pela crença alimentada pelos próprios docentes e Instituições de Ensino Superior de que o sucesso experimentado como advogados ou juízes, por exemplo, aliado ao domínio dos conteúdos bastava para ministrar uma boa aula. A prática, no entanto, vem cada vez mais demonstrando que as aulas meramente expositivas, com o professor no centro do processo de ensino e aprendizagem já não satisfazem as necessidades dos discentes, que buscam a possibilidade de uma atuação mais participativa no sentido de construir os próprios conhecimentos. Nesse sentido, a Didática pode auxiliar os docentes na condução desse processo. A presente pesquisa, portanto, teve como objetivo descobrir qual a importância da Didática para o ensino jurídico. A metodologia foi qualitativa e bibliográfica, por meio da análise de livros ligados ao ensino jurídico e à Didática. Como resultado destaca-se que a Didática é de grande importância para a formação de discentes críticos e reflexivos, uma vez que os conhecimentos didáticos são capazes de possibilitar ao docente aplicar e desenvolver metodologias ativas de ensino e aprendizagem, que coloquem os alunos no centro do processo, estimulando-os a atuar para solucionar problemas semelhantes aos que encontrarão em suas atuações profissionais.

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Publicado

01-12-2017

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS